sábado, 10 de outubro de 2009

Luzes Visiveis e Invisiveis

Bem nunca pensei que a "luz" fosse tão extensa, e tão interessante, acima de tudo acaba por não ser dificil aprender sobre ela, o complicado é conseguir decorar tanta oferta ;o) e ter tempo para falar dela.
Sabem que existem dois tipos de luzes as visiveis e as invisiveis, pois bem eu não sabia até à aula de ontem ;o), mas vamos começar correctamente.
Frequência (f)= nº de oscilações, ciclos, vibrações, repetições, por segundo (f=1Hz)
Comprimento da onda (λ)= distância entre 2 pontos análogos (λ = lambda)



http://www.youtube.com/watch?v=bjOGNVH3D4Y (link com um video bastante engraçado, não deixem de o ver).
No próximo post irei continuar com este assunto.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O que é a Luz...

Primeiro de tudo uma curiosidade "De acordo com a moderna física teórica, toda radiação electromagnética, incluindo a luz visivel, se propaga no vácuo numa velocidade constante, comumente chamada de velocidade da luz, que é uma constante da Física, representada por c e é igual a 299.792.458 metros por segundo.".
Bem interessante este assunto, vamos lá ver se consigo explicar bem ;o);
A definição de luz tem vindo a ser alterada ao longo dos séculos, no séc.17 Isaac Newton sugeriu que a luz era composta de pequenas partículas, nos dois séculos seguintes algumas expeiências demonstraram que os raios luminosos eram compostos de ondas, mas entretanto veio o Einstein, o famoso ;o), e veio destabilizar tudo, em 1905, segundo ele a luz comporta-se ora como onda, ora como partícula, e com este trabalho ele acabou por ganhar o prémio Nobel.
Curiosidade: A luz é a única coisa no universo que utiliza ondas e partículas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Luz

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Porque o Céu é azul


Bem aqui está uma pergunta engraçada,
"Porque o Céu é azul?", ouve-se muita coisa, umas erradas, outras mais resumidas outras com mais explicação.
A resposta é, como os raios solares interagem com a atmosfera, quando a luz passa através de um prisma, o espectro é quebrado num arco-íris de cores. A nossa atmosfera faz o mesmo papel, atuando como uma espécie de prisma onde os raios solares colidem com as moléculas e são responsáveis pela dispersão do azul.
Foi só uma curiosidade que queria partilhar com todos, porque na realidade este assunto é para servir de começo a outro, A Luz, no próximo post irei falar um pouco sobre este tema.
Obrigado e boas pesquisas.